Educação Para o Consumo
Educação Para o Consumo: Paulo Machado Advocacia tem o profissional Advogado em Foz do Iguaçu, capacitado para esse segmento. A Educação Para o Consumo tem por objetivo oferecer o ensinamento de hábitos, atitudes e conhecimentos que permitam ao cidadão viver em pleno numa sociedade de consumo.
É um componente fundamental da educação geral que procura orientar uma vida quotidiana organizada, entre os consumidores, procurando apoiá-los num estilo de vida sustentável.
Comportamento individual
Algumas pessoas não reconhecem o seu próprio comportamento como consumidores, mas também desconhecem em que medida podem influenciar a economia, o meio ambiente e a sociedade ao adquirir um comportamento individual próprio enquanto consumidores e parte integrante da população.
A importância da educação para o consumo
A educação, direito fundamental segundo a Constituição Federal (art. 205), é imprescindível para o bom exercício da cidadania, o que em muito se liga à área das relações de consumo.
Necessidade de conhecimento
Existe a necessidade de um mínimo de conhecimento à respeito de cada produto ou serviço adquirido, sua melhor forma de utilização e sobre os processos de fornecimento em si.
Esta necessidade existe, não só para avaliar determinada relação de consumo em sentido individualizado (com relação à compra que esteja sendo feita), mas principalmente, para o consumidor se instruir e incrementar a formação de seu espírito crítico, de modo que este, possa bem se posicionar e enfrentar as circunstâncias do mercado de consumo.
Essa questão tem duas versões sensivelmente interligadas, são elas:
- Individual: Nela o consumidor precisa receber informação adequada e instrução para bem se conduzir quanto ao fornecimento específico em que está envolvido. A questão é poder fazer boas escolhas, tendo a opção de adquirir bem e fruir de forma adequada o produto ou serviço, tudo sem prejudicar o contexto do mercado e sem ter de suportar encargos injustos ou correr riscos pessoais ou econômicos.
- Coletiva: Indica que o consumidor deve estar apto para saber se comportar de forma construtiva em sua participação no contexto global do mercado de consumo. É preciso ir além de receber a informação e educação que cabe aos fornecedores ministrar, mas especialmente, haver conscientização e boa instrução para se precaver contra os aborrecimentos que são encontrados no mercado.
Pretendemos estimular a preparação dos clientes, para que reúnam as competências indispensáveis para serem, de modo consciente, consumidores ativos e possam compreender o seu papel no sistema econômico.
O escritório Paulo Machado Advocacia, tem o Advogado em Foz do Iguaçu que atua na área de Educação Para o Consumo. Saiba mais sobre cada um dos segmentos: