Educação Para o Consumo

Educação Para o Consumo: Paulo Machado Advocacia tem o profissional Advogado em Foz do Iguaçu, capacitado para esse segmento. A Educação Para o Consumo tem por objetivo oferecer o ensinamento de hábitos, atitudes e conhecimentos que permitam ao cidadão viver em pleno numa sociedade de consumo.

É um componente fundamental da educação geral que procura orientar uma vida quotidiana organizada, entre os consumidores, procurando apoiá-los num estilo de vida sustentável.

Comportamento individual

Algumas pessoas não reconhecem o seu próprio comportamento como consumidores, mas também desconhecem em que medida podem influenciar a economia, o meio ambiente e a sociedade ao adquirir um comportamento individual próprio enquanto consumidores e parte integrante da população.

A importância da educação para o consumo

A educação, direito fundamental segundo a Constituição Federal (art. 205), é imprescindível para o bom exercício da cidadania, o que em muito se liga à área das relações de consumo.

Necessidade de conhecimento

Existe a necessidade de um mínimo de conhecimento à respeito de cada produto ou serviço adquirido, sua melhor forma de utilização e sobre os processos de fornecimento em si.

Esta necessidade existe, não só para avaliar determinada relação de consumo em sentido individualizado (com relação à compra que esteja sendo feita), mas principalmente, para o consumidor se instruir e incrementar a formação de seu espírito crítico, de modo que este, possa bem se posicionar e enfrentar as circunstâncias do mercado de consumo.

Essa questão tem duas versões sensivelmente interligadas, são elas:

  • Individual: Nela o consumidor precisa receber informação adequada e instrução para bem se conduzir quanto ao fornecimento específico em que está envolvido. A questão é poder fazer boas escolhas, tendo a opção de adquirir bem e fruir de forma adequada o produto ou serviço, tudo sem prejudicar o contexto do mercado e sem ter de suportar encargos injustos ou correr riscos pessoais ou econômicos.
  • Coletiva: Indica que o consumidor deve estar apto para saber se comportar de forma construtiva em sua participação no contexto global do mercado de consumo. É preciso ir além de receber a informação e educação que cabe aos fornecedores ministrar, mas especialmente, haver conscientização e boa instrução para se precaver contra os aborrecimentos que são encontrados no mercado.

Pretendemos estimular a preparação dos clientes, para que reúnam as competências indispensáveis para serem, de modo consciente, consumidores ativos e possam compreender o seu papel no sistema econômico.

O escritório Paulo Machado Advocacia, tem o Advogado em Foz do Iguaçu que atua na área de Educação Para o Consumo. Saiba mais sobre cada um dos segmentos:

Av. Tancredo Neves, 5057, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil, 85867-633
segunda-feira, terça-feira, quarta-feira, quinta-feira, sexta-feira, sábado08:00 – 22:00
+55-45-99104-5313