Indenização ao passageiro de empresa aérea

Indenização ao passageiro de empresa aérea

Indenização ao passageiro

Quando as empresas aéreas devem pagar?

As empresas aéreas devem pagar indenização ao passageiro em casos de extravio de bagagens, atrasos de voos, mudanças de horários de voos sem prévio aviso, perdas de conexão e extravio de bagagem.

Qual o valor da indenização ao passageiro?

Geralmente, as empresas aéreas oferecem pequenos valores aos passageiros pelos prejuízos causados, no entanto, os passageiros tem a opção de recusar esses pequenos valores e ingressar com uma ação por meio de um advogado para receber valores que podem chegar a cem vezes o valor da passagem.

Indenização ao passageiro por perda de bagagem

Em caso de perda de bagagem, as empresas aéreas devem pagar indenização aos passageiros, tanto pelos danos morais como pelos danos materiais sofridos. Os danos materiais são os provenientes da perda de objetos com valor econômico ou valor sentimental, neste caso o passageiro deverá receber, o valor total de cada objeto extraviado da bagagem.

Quanto aos danos morais são os causados pela companhia aérea no caso de deixar o passageiro ficar sem seus pertences pessoais em uma viagem seja nacional ou internacional, são fatos que fogem da esfera do mero aborrecimento do dia-dia que abalam a esfera psíquica do passageiro.

Indenização ao passageiro por mudança de horário ou atraso

Em caso de mudança nos horários dos vôos ou atraso de voo, às empresas aéreas também deverão pagar indenização ao passageiro, tanto em caso de danos materiais como em caso de danos morais.

Os danos de ordem material seriam dos gastos a mais que o passageiro teve devido ao atraso (refeições, hospedagem entre outros), mudança nos horários ou cancelamento de voos, além de possíveis danos por não ter chego ao local de destino no prazo previsto.

Já os danos morais se referem ao estresse nos contatos com a empresa aérea, tais como, perda de emprego, perda de eventos ou perda de conexões.

Como receber indenizações de companhias aéreas em Foz do Iguaçu?

No escritório Paulo Machado Advocacia, temos o advogado especialista em indenizações aos passageiros de empresas aéreas. Você não precisa por a mão no bolso para entrar com o processo de indenização contra a companhia aérea.

O passageiro que não tem seus direitos respeitados, não tem nenhum custo para iniciar processo contra a companhia aérea.

Veja o testemunho do Professor Universitário Raphael, que moveu uma ação contra uma determinada companhia aérea, e que recebeu indenização da mesma, num valor de aproximadamente cem vezes o valor da passagem.

Veja outros artigos na categoria: Direito Civil

Deixe uma resposta