FGTS ou Fundo de Garantia do Tempo de Serviço: O que é?

FGTS ou Fundo de Garantia do Tempo de Serviço: O que é?

O que é o FGTS ou Fundo de Garantia do Tempo de Serviço?

O FGTS ou Fundo de Garantia do Tempo de Serviço foi criado na década de 60 para proteger o trabalhador demitido sem justa causa. É pago ao trabalhador por meio da abertura de uma conta ligada ao contrato de trabalho.

Como é feito o depósito do Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço?

No começo de cada mês, os patrões devem depositar em uma conta aberta na Caixa Econômica Federal, em nome do empregado. O valor corresponde a 8% (oito por cento) do salário de cada empregado.

Como é formado esse fundo?

O FGTS é formado pelo total dos depósitos feitos mensalmente pelo patrão e os valores pertencem ao empregado que, em algumas situações, pode pegar todo o dinheiro depositado em seu nome.

Os depósitos mensais são obrigação do empregador.  Se caso os depósitos do FGTS não forem feitos pelo mesmo, o empregado pode considerar rescindido o contrato e pedir a devida indenização.

Quem tem direito ao Fundo de Garantia?

  • Trabalhadores urbanos e rurais, regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT
  • Diretor não empregado, ou seja, que não pertence ao quadro de pessoal da empresa, mas que tenha sido equiparado a empregado
  • Trabalhadores avulsos, tais como estivadores, conferentes, vigias portuários, etc
  • Empregados domésticos cujos empregadores optaram pelo recolhimento do FGTS

Quem não tem direito ao Fundo de Garantia?

  • Aqueles trabalhadores eventuais, que prestam serviços provisórios, e que não estão sujeitos a ordem e horário. Que não exerçam tarefas ligadas à atividade principal do tomador de serviços
  • Trabalhadores autônomos (que trabalham por conta própria)
  • Servidores públicos civis e militares, sujeitos ao regime trabalhista próprio

Quando solicitar o saque do Fundo de Garantia?

Quando há rescisão sem justa causa de contrato de trabalho. O empregador deve comunicar o ocorrido à Caixa Econômica Federal, por meio da Guia de Recolhimento Rescisório do FGTS e do canal eletrônico Conectividade Social. Em até 5 dias úteis, munido da documentação exigida, o trabalhador poderá sacar seu benefício.

Como proceder para retirar o FGTS em Foz do Iguaçu?

No escritório Paulo Machado Advocacia em Foz do Iguaçu, temos o advogado especialista em FGTS. Você não precisa por a mão no bolso para entrar com o processo trabalhista. O trabalhador hipossuficiente que não tem seus direitos respeitados não tem nenhum custo para iniciar processo contra o seu patrão.

Veja outros artigos na categoria: Direito do Trabalho

Deixe uma resposta